Para refletir...

“Não adianta me darem uma peça como Hamlet ou O Rei Lear e me mandarem escrever algo semelhante. Shakespeare era capaz, eu não. Também não adianta me mostrarem uma vida como a de Jesus e me mandarem viver de igual modo. Jesus era capaz, eu não. Porém, se o gênio de Shakespeare pudesse entrar e viver em mim, então eu seria capaz de escrever peças como as dele. E se o Espírito Santo puder entrar e habitar em mim, então eu serei capaz de viver uma vida como a de Jesus". (William Temple)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cuidado com esse negócio de "procurar cara metade"...

Queridos irmãos, abaixo estou postando o "Mito dos Andrógenos", citado por Pr. Welinton na sua primeira aula de Introdução à Filosofia.

Os gregos antigos possuíam mitos para explicar muitas coisas. Na mitologia grega, o homem no princípio dos tempos não tinha a forma que tem hoje. Os seres eram compostos por criaturas chamadas de andrógenos. Os andrógenos eram seres que eram compostos de dois outros seres que poderiam ser duas partes masculinas, duas partes femininas, ou uma parte masculina e outra feminina.
Os andrógenos eram a criação preferida de Zeus, o rei dos deuses. Mas, ficaram ambiciosos e tentaram roubar o fogo dos deuses. Zeus, é claro, descobriu. Como castigo, Zeus partiu os seres humanos em dois. Mandou que Netuno costurasse a pele - no lugar do remendo ficou o umbigo. Sem piedade, afastou as metades. Depois disso, os seres humanos passavam a vida se sentindo incompletos, vagando desesperados pelo mundo, procurando sua outra metade. É desse mito que surgiu a expressão muito utilizada hoje em dia de “encontrar a sua cara metade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário